sábado, 23 de maio de 2020

HISTÓRIA 9º A,B,C,D


ESCOLA ESTADUAL OMAR DONATO BASSANI

PROFESSORA BRANCA CASSAGNI
ATIVIDADES DA SEMANA DE : 25 a 29/05
NONO 9 ANO A,B,C
HISTÓRIA
TEMPO DE ESTUDO 4 AULAS

ORIENTAÇÕES
LER ATENTENTAMENTE OS TEXTOS
COPIAR E RESPONDER AS QUESTÕES
AS ATIVIDADES DEVEM SER ENTREGUES NO RETORNO DAS AULAS PRESENCIAIS
AS QUESTÕES DEVEM SER FEITAS NO CADERNO DE HISTÓRIA

OBJETOS DE ESTUDO
A PRIMEIRA REPÚBLICA E SUAS CARACTERÍSTICAS  CONTESTAÇÕES E DINÂMICAS DA VIDA CULTURAL NO BRASIL ENTRE 1900 E 1930.

HAILIDADES ( EF09HI01) DESCREVER E CONTEXTUALIZAR OS PRINCIPAIS ASPECTOS SOCIAIS, CULTURAIS, ECONÔMICOS E POLITICOS DA EMERGÊNCIA DA REPÚBLICA NO BRASIL.


·         Política do café com leite



·         Política do café com leite
política do café com leite é um dos conceitos mais conhecidos desse período e faz referência ao acordo que existia entre as oligarquias de São Paulo e de Minas Gerais a respeito da escolha dos presidentes. Esse acordo estipulava que as oligarquias citadas revezariam os candidatos que concorreriam à presidência.
Um ponto importante a respeito da política do café com leite é que os historiadores têm apontado limites para seu uso, uma vez que a atuação dessa prática de revezamento não se estendeu por toda a República Velha, já que representantes de outras oligarquias também foram eleitos no curso desse período.
Características socioeconômicas
A República Velha foi um período em que o Brasil esboçou um desenvolvimento industrial, mesmo que bastante tímido. Os reflexos do desenvolvimento industrial do país deram-se de maneira concentrada, destacando-se principalmente a cidade de São Paulo, que teve um grande salto populacional no período.
O desenvolvimento industrial e urbano que aconteceu em partes do Brasil levou ao desenvolvimento de um movimento operário, que teve atuação destacada no final da década de 1910. Apesar do desenvolvimento de uma indústria embrionária no país, a nossa economia permaneceu extremamente dependente da exportação de café e assim ficou até a década de 1950.
Revoltas
Quando o assunto é sobre os direitos sociais, a República Velha é marcada como um período em que esses direitos foram bastante desrespeitados. O desrespeitos aos direitos sociais e a existência de uma desigualdade evidente fizeram com que esse período também fosse de luta para muitos que buscavam uma condição de vida mais digna e que estavam insatisfeitos com as ações praticadas pelos governos.
Existe, inclusive, uma frase que geralmente é atribuída ao presidente Washington Luís e que dá o tom da forma como a questão era tratada na República Velha. A suposta frase dita pelo presidente foi: “Questão social é caso de polícia.” As tensões existentes resultaram em diversas revoltas, como:


ATIVIDADES

1 EXPLIQUE A POLÍTICA DO CAFÉ COM LEITE
2 ATÉ QUE ANO A NOSSA ECONOMIA FICOU DEPENDENTE DA EXPORTAÇÃO DO CAFÉ?
3 DURANTE O PERÍODO DA REPÚBLICA VELHA COMO ERAM TRATADOS OS DIREITOS SOCIAIS?






Nenhum comentário:

Postar um comentário