segunda-feira, 17 de agosto de 2020

HISTÓRIA

 ESCOLA ESTADUAL OMAR DONATO BASSANI


PROFESSORA BRANCA CASSAGNI

ATIVIDADES DA SEMANA DE : 10 – 14/07/2020

NONO ANO A,B,C

HISTÓRIA

TEMPO DE ESTUDO 4 AULAS


ORIENTAÇÕES

LER ATENTENTAMENTE OS TEXTOS

COPIAR E RESPONDER AS QUESTÕES

AS ATIVIDADES DEVEM SER ENVIADAS PELO GRUPO OU PARTICULAR.  AS QUESTÕES DEVEM SER FEITAS NO CADERNO DE HISTÓRIA

NÃO É NECESSÁRIO COPIAR OS TEXTOS, APENAS AS ATIVIDADES.


OBJETOS DE ESTUDO

A QUESTÃO INDÍGENA DURANTE A REPÚBLICA E NOS DIAS ATUAIS

HABILIDADES 

 (09HI07) IDENTIFICAR E EXPLICAR, EM MEIO A LÓGICA DE INCLUSÃO E EXCLUSÃO, AS PAUTAS DOS POVOS INDÍGENAS NO CONTEXTO REPUBLICANO.



Os grupos indígenas e sua relação com o Brasil atual

O Brasil possui uma imensa diversidade étnica e linguística, que está entre as maiores do mundo e é a maior da América do Sul. Essa diversidade é encarada como um fator de enriquecimento cultural da nacionalidade. O Brasil contemporâneo é mais indígena do que normalmente se supõe. Ainda que culturalmente transformada pela interação secular de processos civilizatórios, a presença indígena é fortemente percebida no tipo físico e nos costumes de amplos segmentos da população, sobretudo entre os brasileiros do Nordeste, da Amazônia e do Centro-Oeste. Se é verdade que os grupos indígenas brasileiros estão reduzidos a uma pequena fração do que foram no passado, também é verdade que este segmento da população encontra-se hoje em plena recuperação demográfica.

Apesar de todas as pressões assimilacionistas até a década de 70, os grupos indígenas não se desfizeram no corpo da população mestiça. Ao contrário, seu contingente populacional vem-se recuperando progressivamente. Os grupos indígenas brasileiros têm logrado manter nas últimas décadas uma taxa de reprodução superior à média nacional. Contrariando o que se previra, o índio brasileiro não se transformou em branco, nem foi totalmente exterminado, mas iniciou nas últimas décadas um lento e seguro processo de recuperação demográfica para o qual terá contribuído, em grande medida, a demarcação ainda inconclusa das áreas indígenas e a prestação de serviços assistencias pelo Estado.

Os grupos indígenas transmutam-se, reelaborando os elementos de sua cultura num processo sempre contínuo de transfiguração étnica. Continuam, entretanto, identificando-se e sendo identificados como indígenas. Ao invés de sua extinção ou assimilação, o que se tem verificado nas últimas décadas é a vigorosa resistência da identidade étnica dos grupos indígenas brasileiros.

O tratamento da questão indígena é um dos assuntos prioritários na agenda social do Governo. O índio brasileiro é um cidadão que tem anseios, carências e necessidades específicas, que precisam ser atendidas pelo Estado. Embora concentrada em grande parte na Amazônia, a população indígena brasileira está dispersa em quase todo o território nacional. Alguns grupos ainda vivem em relativo ou completo isolamento, outros estão integrados à economia regional, mas se consideram e são reconhecidos como membros de uma comunidade culturalmente diferenciada.

Para esses grupos, a afirmação do direito ao etnodesenvolvimento e à preservação de sua identidade cultural passam pela garantia de seus direitos constitucionais, pela posse da terra, pela defesa de condições dignas de vida, e pela conquista de seu espaço político. E são exatamente essas as metas da política indigenista do Governo. A preocupação é garantir os direitos dos indígenas e aperfeiçoar os dispositivos legais relativos a esses direitos. Procura-se, portanto, intensificar as medidas de interdição da exploração predatória e ilegal de recursos naturais, de remoção de invasores, especialmente garimpeiros em terras indígenas, e a promoção da autossustentação e o desenvolvimento comunitário dos grupos indígenas.

ATIVIDADES

1 – ELABORE UM DESENHO QUE REPRESENTE O TEXTO.

2 – QUAL O ASSUNTO PRINCIPAL DO TEXTO?

3 – ESCOLHA UM PARÁGREFO E FAÇA UM BREVE RELATO SOBRE SEU ENTENDIMENTO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário