quinta-feira, 1 de outubro de 2020

MATEMÁTICA 9º ANO A,B,C,D

 ESCOLA ESTADUAL OMAR DONATO BASSANI

Professor(a): Antonia Alencar.

Disciplina: Matemática.

SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS

Semana de 28/09 a 09/10

Ano / Série: 

9º A, B, C, D

Objetos de estudo:

  • Operações com números reais expressos por potências com expoente fracionários.

  • Notação cientifica.

  • Tabelas e gráficos




Competências / Habilidades:

EF09MA03 – Efetuar cálculos com números reais, inclusive potencias com números fracionários.

EF09MA18 – Reconhecer e empregar unidades usadas para expressar medidas muito grandes ou muito pequenas.

EF09MA20 – Associar informações apresentadas em tabelas ao seu respectivo gráfico ou vice-versa.


Tempo de estudo:

12 aulas


 REVISANDO POTÊNCIAS:

 

DEFINIÇÃO: POTÊNCIA É UM PRODUTO DE FATORES IGUAIS.

Potência – Conteúdos de Matemática

Função do expoente: indica quantas vezes se multiplica a base por si mesma.

Casos especiais: 

  1. Quando a base é 1, a potência é igual a base.

Exemplos: a) 13 = 1 x 1 x 1 = 1          b) 15 = 1 x 1 x 1 x 1 x 1 = 1

  1. Quando a base é 10, a potência é igual a 1 acompanhado de tantos zeros quanto forem as unidades do expoente.

Exemplos: a) 102 = 100                      b) 105 = 100000    

 

Observe que no exemplo a) o expoente é 2, então repeti o número 1 e acrescentei dois zeros, ou seja, o resultado foi 100.

E no exemplo b) expoente é 5, então repeti o número 1 e acrescentei 5 zeros, ou seja, o resultado foi 10 000

  1. Quando o expoente é 1, a potência é igual à base.

Exemplos: a) 81 = 8              b) 61 = 6 

Observação: Quando não escrevemos o expoente, subentendemos que está escrito o número 1.

Exemplo: 51 = 5

  1.  Quando o expoente é zero e a base diferente de zero, a potência é igual 1.

Exemplos: a) 80 = 1              b) 60 = 1

  1. Quando o expoente é negativo, é calculada utilizando-se o inverso da base e o oposto do expoente.

Exemplos: a) 3-2

O inverso de 3 é _1_, e o oposto de -2 é 2.

                                3

Logo, para calcular 3-2, faremos:

PROPRIEDADES DA POTENCIAÇÃO

  1. Multiplicação de potências de mesma base.

Conserva-se a base e somam-se os expoentes.

Exemplo: a) 33 x 34 = 33+4 = 37

  1. Divisão de potências de mesma base.

Conserva-se a base e subtraem-se os expoentes.

Exemplo: a) 35 x 33 = 35-3 = 32

  1. Potência de uma Potência

Conserva-se a base e multiplicam-se os expoentes.

Exemplo: a) (32)3 = 32 x 3 = 36

  1. Potência de uma Produto

Eleva-se cada fator ao expoente do produto.

Exemplo: a) (3 x 5)3 = 33 x  53

  1. Potência de um Quociente

Eleva-se o dividendo e o divisor ao expoente da potência.

Exemplo: a) (6 : 4)2 = 6 2 : 42

EXERCÍCIOS

1. Em cada caso, identifique a propriedade utilizada.

a) (53)4 = 53 x4

b) 72 : 75 = 72 – 5

c) 83 . 85 = 83+5

d) (2 . 6)2 = 22. 62

e) (3 : 5)4 = 34 : 54

2) Determine o valor de cada uma das potências abaixo.

a) 251
b) 1500
c) (7/9)2

d) 4-3


3) Sabendo que o valor de 5é 78 125, qual o resultado de 58?

a) 156 250
b) 390 625
c) 234 375
d) 312 500


4) Em um sítio há 12 árvores. Cada árvore possui 12 galhos e em cada galho tem 12 maçãs. Quantas maçãs existem no sítio?

a) 144
b) 1224
c) 1564
d) 1728


5) Calcule aplicando as propriedades da potenciação:

a) 68: 65

a) 22. 23

a) (38)0

a) 16-2

a) (6:4)2

a) (2.3)3


NOTAÇÃO CIENTÍFICA 

EXEMPLO:

1) A distância entre o Sol e a Terra é de 149 600 000 km. Quanto é esse número em notação científica?

Resposta correta: 1,496 x 108 km.

1º passo: Encontrar o valor de N andando com a vírgula da direita para esquerda até que chegar a um número menor que 10 e maior ou igual a 1.


1,496 é o valor de N.


2º passo: Encontrar o valor de n contando por quantas casas decimais a vírgula andou.

8 é o valor de n, pois a vírgula andou 8 casas decimais da direita para esquerda.

 

3º passo: Escrever o número em notação científica.

Sendo a fórmula de notação científica N. 10n, o valor de N é 1,496 e de n é de 8, temos 1,496 x 108.

 

2) A massa de um elétron é de aproximadamente 0,000000000000000000000000000911 g. Transforme esse valor para notação científica.

  • Primeiro "andar" com a vírgula, colocando-a entre o 9 e o 1, pois desta forma ficaremos apenas com o algarismo 9 (que é o primeiro algarismo diferente de 0) antes da vírgula;

  • Para colocar a vírgula nesta posição "andamos" 28 casas decimais. É necessário lembrar que ao colocar a vírgula depois do 9, o número ficou com um valor maior, então para não modificar seu valor o expoente ficará negativo;

  • Escrevendo a massa do elétron em notação científica: 9,11 . 10 - 28 g

 

EXERCÍCIOS

1) Um adulto humano saudável abriga cerca de 100 bilhões de bactérias, somente em seu trato digestivo. Esse número de bactérias pode ser escrito como:

a) 109
b) 1010
c) 1011
d) 1012
e) 1013


2) Passe os números a seguir para notação científica.

a) 105 000

b) 0,0019

c) 41600000

d) 0,00000017


A IMPORTÂNCIA DOS GRÁFICOS

Os gráficos e tabelas são ferramentas que facilitam a interpretação das informações, como uma representação visual em relação a um conjunto de dados. sendo mais claro: ela te ajuda a organizar todas as informações de um jeito mais ilustrativo, é a parte visual de uma equação ou fórmula.


TIPOS DE GRÁFICOS:

  • Gráfico de linha

É utilizado em casos que existe a necessidade de analisar dados ao longo do tempo, esse tipo de gráfico é muito presente em análises financeiras. O eixo das abscissas (eixo x) representa o tempo, que pode ser dado em anos, meses, dias, horas etc., enquanto o eixo das ordenadas (eixo y) representa o outro dado em questão.

Uma das vantagens desse tipo de gráfico é a possibilidade de realizar a análise de mais de uma tabela, por exemplo.

Exemplo

Uma empresa deseja verificar seu faturamento em determinado ano, os dados foram dispostos em uma tabela:

 

Mês

Faturamento

Mês

Faturamento

Janeiro

R$ 10.000,00

Julho

R$ 8.000,00

Fevereiro

R$ 15.000,00

Agosto

R$ 16.000,00

Março

R$ 8.000,00

Setembro

R$ 10.000,00

Abril

R$ 15.000,00

Outubro

R$ 11.000,00

Maio

R$ 20.000,00

Novembro

R$ 11.000,00

Junho

R$ 24.000,00

Dezembro

R$ 20.000,00

 


Veja que nesse tipo de gráfico é possível ter uma melhor noção a respeito do crescimento ou do decrescimento dos rendimentos da empresa.

  • Gráfico de barras

Tem como objetivo comparar os dados de determinada amostra utilizando retângulos de mesma largura e altura. Altura essa que deve ser proporcional ao dado envolvido, isto é, quanto maior a frequência do dado, maior deve ser a altura do retângulo.

Exemplo

Imagine que determinada pesquisa tem por objetivo analisar o percentual de determinada população que acesse ou tenha: internet, energia elétrica, rede celular, aparelho celular ou tablet. Os resultados dessa pesquisa podem ser dispostos em um gráfico como este:



  • Gráfico de colunas

Seu estilo é semelhante ao do gráfico de barras, sendo utilizado para a mesma finalidade. O gráfico de colunas então é usado quando as legendas forem curtas, a fim de não deixar muitos espaços em branco no gráfico de barra.

Exemplo:

Este gráfico está, de forma genérica, quantificando e comparando determinada grandeza ao longo de alguns anos.


  • Gráfico de setor

É utilizado para representar dados estatísticos com um círculo dividido em setores, as áreas dos setores são proporcionais às frequências dos dados, ou seja, quanto maior a frequência, maior a área do setor circular.

Exemplo

Este exemplo, de forma genérica, está apresentando diferentes variáveis com frequências diversas para determinada grandeza, a qual pode ser, por exemplo, a porcentagem de votação em candidatos em uma eleição.

 


 

 

Elementos importantes dos gráficos:

Alguns aspectos relevantes na construção de gráficos são:

  • Título:

Os títulos têm a tarefa de resumir a ideia apresentada no gráfico, de modo informativo e atrativo. Esse pode parecer um mero detalhe, mas pode fazer toda a diferença no sentido construído pelo gráfico.

 

  • Fonte das informações:

 

Muitos tipos de gráficos, sobretudo os da área de estatística, apresentam as informações referentes à fonte de onde as informações foram retiradas. Esse é um aspecto importante para dar credibilidade ao gráfico e inserir o estudo no aspecto geral da temática, tendo em vista as referências utilizadas.

  • Números:

São essenciais para comparar e expor as informações geradas pelos gráficos. Os diferentes tipos de gráficos utilizam números para reforçar as referências do tema e para indicar períodos (mês, trimestre, ano).

  • Legendas:

Grande parte dos gráficos apresentam legendas que auxiliam na leitura das informações apresentadas. Junto a elas, cores que destacam diferentes informações, dados ou períodos são utilizados.

EXERCÍCIOS

1) (BB – Fundação Carlos Chagas). O supervisor de uma agência bancária obteve dois gráficos que mostravam o número de atendimentos realizados por funcionários. O Gráfico I mostra o número de atendimentos realizados pelos funcionários A e B, durante 2 horas e meia, e o Gráfico II mostra o número de atendimentos realizados pelos funcionários C, D e E, durante 3 horas e meia.

prova-resolvida-bb-2013-questao-21

(A) 4.

(B) 3.

(C) 10.

(D) 5.

(E) 6.

 

2) O gráfico mostra o esporte preferido pelas crianças de uma cidade. Os dados da pesquisa foram aproximados para a unidade de milhar mais próxima.










     a) Qual o esporte preferido pelo maior número de crianças?

         R.:______________________________

     b) Quantas crianças preferem o vôlei?

         R.:_______________________________

     c) Quantas crianças participaram da pesquisa?

         R.:_______________________________ 

 

3) O gráfico a seguir representa o número de aniversariantes da turma em cada mês. Qual mês teve mais aniversários?


a) maio
b) outubro
c) fevereiro
d) janeiro

4) O gráfico de colunas representa o tempo do banho, em minutos, uma família com sete pessoas, sendo 3 meninas (A,B,C), 2 meninos (D,E), mãe (M) e pai (P).
Qual o tempo total de banho das mulheres da casa?


a) 55 minutos.
b) 70 minutos.
c) 1 hora e 5 minutos.
d) 1 hora e 15 minutos.

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