sábado, 14 de novembro de 2020

MATEMÁTICA 9º ANO

 ESCOLA ESTADUAL OMAR DONATO BASSANI

Professora: Antonia Alencar

Disciplina: Matemática

ATIVIDADE 2 – 4º BIMESTRE

Semana de 16/11 a 27/11

Mensagem da semana:

APRENDER MATEMÁTICA É TAMBEM APRENDER A PENSAR MATEMATICAMENTE.

  • Copiar no caderno, fazer a leitura com atenção e resolver.

  • Entregar as atividades através do WhatsApp (95237-6699).

  • Vídeos aulas YouTube

Ano / Série: 

9º A/B/C/D

Objetos de conhecimento:

Conceito de números naturais, números inteiros e números racionais;

Números racionai na representação fracionária e decimal, ordenação e associação com pontos na reta numérica e vice-versa.

Efetuar cálculos que envolvam operações com números racionais (adição, subtração, multiplicação e divisão)

Competências / habilidades:

EF07MA10 

Comparar e ordenar e localizar números racionais em diferentes contextos nas suas diferentes representações e associá-los a pontos da reta numérica.

Tempo de estudo:

12 aulas de 45 minutos cada.


REVISÃO: CONJUNTOS NUMÉRICOS

  • CONJUNTO DOS NÚMEROS NATURAIS (N): são todos os números inteiros e positivos.

N= {0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, ...}


  • CONJUNTO DOS NÚMEROS INTEIROS (Z): são todos os números inteiros e positivos e negativos.

Z= {..., - 6, - 5, - 4, - 3, -2, - 1, 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, ...}

Observe que todo número natural é um número inteiro.


  • CONJUNTO DOS NÚMEROS RACIONAIS (Q): Um número racional é todo número que pode ser representado por uma fração de dois números inteiros, um numerador é um denominador não nulo. Esses números podem também ter a representação decimal finita ou decimal e periódica.

Lembrando que todo número inteiro também é um número racional.



Exemplos:

a) Números inteiros:

  • 2 = __2__

                1

  • 25 = __50__

                  2

  • - 7 = _- 49__

                   7


b) Números decimais exatos:

  • 0,2 = __2__

                 10

  • 0,06 = __6__

                  100

  • 2,173 =   _2173_

                      1000

c) Números periódicos (Dízimas periódicas):

  • 0,333...  = __3__

                          9

  • 2,555...  = __23__

                            90

  • 2,777... =   _25_

                           9

Observação: Uma dízima periódica é um número que quando escrito no sistema decimal apresenta uma série infinita de algarismos decimais que, a partir de certo algarismo, se repetem em grupos de um ou mais algarismos, ordenados sempre na mesma disposição e chamados de período.

Nos exemplos acima: no 1º repete o número 3, no 2º o número 5 e no 3º o número 7.

NÚMEROS RACIONAIS: REPRESENTAÇÃO EM UMA RETA NUMÉRICA


Matemática – 6.º ano A reta numérica e os números racionais



EXRCÍCIOS


1) Na reta numérica abaixo, represente as seguintes frações.


a) _10_           b) _4_           c) _12_           d) _5_           e) _7_ 

      10                   2                     4                    4                   6

--|----|----|----|----|----|----|----|----|----|----|----|----|----|----|----|----|----|----|----|----|----|----|----|----|----|----|----|----|---|----|🡪

 0                                    1                                    2                                    3 


Dica: divida cada fração, por exemplo: 10 : 10 = 1


2) Quanto valem os números A, B, e C representados nas figuras abaixo?

__|_____|_____|_____|_____|_____|_____|_____|_____|_____|_____|_____|_____|_____>

  A   - 4                    C     0                    B            5      


3) O número – 7 tem como antecessor -8 e como sucessor o número -6.

Número simétrico = número oposto.

Exemplo: O simétrico ou oposto do número – 600 é o número + 600 e vice-versa.

 Com base no exemplo, responda as perguntas:

           -10        - 9        - 8         - 7         - 6        - 5         - 4

🡨---------|----------|----------|----------|----------|----------|----------|------🡪

    

                                     Antecessor               sucessor


a) Qual é sucessor de +9

b) Qual é o sucessor de -5

c) Qual é o simétrico de -5

d) Qual é o sucessor de -499

e) Qual é o sucessor de -10

f) Qual é o antecessor de -1


4) Prova Brasil – 2011). A figura, a seguir mostra os pontos P e Q que correspondem a números racionais e foram posicionados na reta numerada do conjunto dos racionais.


  

                                                    P        Q

    🡨---|--------|--------|--------|--------|--------|--------|-------|-------|---🡪

                    0,5                                                          0

a) P = - 0,2 e Q = - 0,3

b) P = - 0,3 e Q = - 0,2

c) P = - 0,6 e Q = - 0,7

d) P = - 0,7 e Q = - 0,6


5) (SARESP). Observe os números x, y, z e zero representados na reta a seguir:

--|----------|----------|----------|-----🡪

 X           y          0           z


a) y > z

b) y < x

c) x > 0

d) z é um número positivo.


6) O preço do Panetone em três supermercados, varia de acordo com a tabela a seguir.

PESQUISA DE PREÇO

PRODUTO       

SUPERMERCADO

PANETONE

GASTE MENOS

PREÇO BOM 

SEMPRE OFERTA

500 g (pequeno)

R$ 9,80

R$ 9,95

R$ 9,75

750 g (grande)

R$ 11,90

R$ 10, 95

R$ 12,30


Observando os preços encontrados, responda:

1) Comprando um panetone pequeno no supermercado Gaste Menos e um panetone grande no Supermercado Sempre oferta, qual será o total da compra?

2) Comprando três panetones (pequenos) no supermercado Preço Bom, qual será o preço total a ser pago?

3) Aparecida levou R$ 25,00 para comprar um panetone de cada tamanho no supermercado Sempre oferta, qual foi o troco de Aparecida.


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