sexta-feira, 26 de junho de 2020

ELETIVA 9º A, B

ESCOLA  ESTADUAL Omar Donato Bassani

Professora: Roseane

Disciplina:Eletiva

Atividades da semana de: 29/06/2020 e do dia 03/07/2020

Orientações:

·         Ler o texto sobre : Ecoturismo do escritor “Elias Guimarães Borges”

·         Entregar as atividades: pelo Whatsapp(11)97280-4969

·         Qualquer duvida: entrar em contato com a professora pelo Whatsapp: (11)97280-4969. 

 

Ano/ série:

 

 

9ano A, B

 

Objetos de

Estudos:

 

*Texto sobre Ecoturismo.

*Como organizar uma idéia.

*Conhecendo 5 atividades que podem ser feitas dentro do ecoturismo.

*Conhecendo o Escritor, ”Elias Guimarães Borges.”

*Elaboração do mapa mental sobre Ecoturismo.

 

Competências /

Habilidades:

 

*Observação do patrimônio histórico e cultural.

*Requisitos de gestão de segurança,das atividades proposta.(ABNT NBR 21101)

 

Tempo de estudo:

 

 

2 aulas de 45 minutos.

 

                                 O que é Ecoturismo

 

Ecoturismo ou turismo ecológico é o “segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista por meio da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações”

Este ramo do turismo é caracterizado pelo contato com ambientes naturais, pela realização de atividades que promovam a vivência e o conhecimento da natureza e pela proteção das áreas onde ocorre. Isto é, ele está fundado nos conceitos de educação, conservação e sustentabilidade. O ecoturismo pode ser entendido, então, como as atividades turísticas baseadas na relação sustentável com a natureza, comprometidas com a conservação e a educação ambiental.

É um segmento turístico importante ao fazer contribuições positivas significativas para o bem-estar ambiental, social, cultural e econômico dos destinos e das comunidades locais ao redor do mundo: através dele são oferecidos incentivos econômicos eficazes para a conservação e valorização da diversidade biológica e cultural e ajuda a proteger o patrimônio natural e cultural ao redor do mundo. Ele se prova também como uma ferramenta eficaz para capacitar as comunidades locais ao redor do mundo à alcançar um desenvolvimento sustentável. Além disso, o ecoturismo tem incentivado a aplicação de práticas sustentáveis aos demais segmentos da indústria do turismo.

Hoje é o ramo da indústria do turismo que mais cresce. Enquanto o turismo convencional cresce 7,5% ao ano, o ecoturismo cresce a taxas de 15 a 25% por ano. Segundo a Organização Mundial de Turismo (OMT), 10% dos turistas em todo o mundo buscam o turismo ecológico. O faturamento anual do ecoturismo, a nível mundial, é estimado em US$ 260 bilhões, do qual o Brasil se apropriaria com cerca de US$ 70 milhões. A oferta turística do segmento, além dos serviços comuns de hospedagem, transporte, alimentação, entretenimento, agenciamento, recepção, guiamento e condução, incluem também atividades na natureza que o caracterizam e permitem a integração do turista com o ambiente natural. Algumas das atividades que podem ser realizadas no âmbito do segmento de ecoturismo são: observação de fauna (relaciona-se com o comportamento e habitats de determinados animais); observação de flora (permite compreender a diversidade dos elementos da flora e seus usos); observação de formações geológicas e as visitas a cavernas (espeleoturismo); observação astronômica (estrelas, eclipses, queda de meteoros); mergulho livre; caminhadas; trilhas e safáris fotográficos.

O ecoturismo surgiu como movimento ambiental global no final de 1970, uma resposta às preocupações com o desenvolvimento econômico, à degradação do meio ambiente e as questões sociais provocadas pelo turismo em massa. No Brasil, o conceito foi introduzido pelo EMBRATUR que iniciou em 1985 o Projeto Turismo Ecológico. Dele surgiu, dois anos depois, a Comissão Técnica Nacional, a primeira iniciativa com intenção de regular o segmento. Na mesma década também surgiram os primeiros cursos para guias especializados. Com o Rio 92, este tipo de turismo ganhou visibilidade e impulsionou o mercado brasileiro. Em 1994, com a publicação das Diretrizes para uma Política Nacional de Ecoturismo, o turismo ecológico passou a ser conceituado e denominado como Ecoturismo.

 

  Conheça 5 atividades de ecoturismo e suas características!

 

1. Ciclismo

Considerado por muitos como o meio de transporte do futuro, o ciclismo é uma das atividades mais sustentáveis do planeta. Ao redor do mundo, diversos países têm criado iniciativas voltadas ao incentivo dessa prática por seus habitantes. No ecoturismo, as bicicletas se unem às incríveis paisagens e criam algo completamente único.

Como uma forma de juntar o ecoturismo e o turismo sustentável, o ciclismo traz passeios radicais por trilhas e estradas de terra de uma forma que não afeta o meio ambiente. Os ciclistas usam equipamentos específicos de proteção, e é exigido preparo e experiência para não ocorrer nenhum acidente.

 

2. Rapel

O rapel é perfeito para aqueles que gostam de muita emoção e já estão cansados de manter os pés em terra firme. Muito usado em operações de resgate e salvamento, esse esporte consiste em descer obstáculos por um cabo reforçado.

Os praticantes de rapel podem realizar essa atividade radical em cavernas, cachoeiras, poços, entre outros lugares estonteantes, que proporcionam paisagens lindas e inesquecíveis. Além dos equipamentos corretos, é preciso de um curso preparatório para evitar acidentes e garantir a segurança dos envolvidos.

 

3. Rafting

Para os turistas que gostam de estar em contato com a água, o rafting pode ser uma excelente opção de atividade. Além de liberar adrenalina na corrente sanguínea dos praticantes, esse esporte possibilita a observação de lindas estruturas criadas pela natureza: as cachoeiras.

O rafting consiste de modo resumido, na descida por corredeiras em grupos que se posicionam dentro de um bote reforçado. A movimentação aqui é feita com o auxílio de pequenos remos e há cerca de 6 níveis de dificuldades para a prática, sendo os últimos reservados apenas para pessoas muito experientes.

 

4. Escalada

A escalada exige muita coragem e comprometimento de seus praticantes, já que nem todas as pessoas se dão bem em grandes alturas. Felizmente, toda a atividade é feita seguindo normas de segurança, que visam proporcionar uma experiência segura e única para os amantes do ecoturismo.

Como o próprio nome já diz, a escalada consiste em escalar estruturas com o auxílio de equipamentos especiais, como cordas e luvas. A recomendação é de que o turista utilize roupas e calçados confortáveis e que esteja bem alimentado antes de praticá-la.

 

5. Trekking

Você provavelmente já ouviu falar sobre os benefícios da caminhada, certo? Essa atividade é uma excelente maneira de manter o sistema cardiovascular saudável e prevenir diversas doenças. De certo modo, o Trekking envolve justamente isso: caminhar.

Por ser considerada uma das atividades mais seguras, o Trekking pode ser praticado por pessoas de qualquer idade. Ainda assim, são necessários alguns cuidados (os calçados são essenciais!), e a recomendação é de que as trilhas sejam sempre guiadas para evitar problemas.

 

 

Sobre o autor


Elias Guimarães Borges

Administrador do hotel mais antigo do Brasil, o Grand Hotel Pocinhos. Ele foi inaugurado em 1886 em Caldas/MG e cem anos depois, 1986, Elias Borges adquiriu, revitalizou e transformou em um hotel charmoso, romântico e ideal para viver experiências incríveis!

                                    Proposta a ser trabalhada

Com o texto e as informações acima sobre ecoturismo, faça um mapa mental sobre o contexto geral trabalhado.

Como criar Mapas Mentais?

Elaboramos 05 (cinco) elementos que são essenciais e devem estar presentes na criação do seu Mapa Mental!

1º Ideia Central: Todo mapa mental se inicia com uma ideia central, essa ideia é o “tema” do mapa mental. Dê início ao mapa mental sempre no centro da folha, preferencialmente no formato horizontal, dessa maneira você terá mais espaço livre para desenvolvimento do seu mapa;

2º Ramificações: Assim que definida a ideia central, comece a criar as ramificações. Serão as conexões entre a ideia central e as ideias secundárias, assim por diante. Para um melhor entendimento, imagine como uma árvore e todos os seus galhos interligados ao tronco;

3º Palavras-Chaves e Imagens-Chaves: As palavras-chaves e imagens-chaves serão responsáveis pela ativação da nossa memória, fazendo com que nosso cérebro se assimile e memorize as informações, sintetizando o conteúdo. Evite colocar frases longas nos mapas mentais, pois o objetivo das palavras-chaves e imagens-chaves são ativar nossa memória e não passar informação completa;

4º Cores: Para uma melhor facilidade de compreensão utilize cores nos mapas mentais, isso permitirá que nosso cérebro tenha mais atenção ao mapa mental. É recomendado que defina uma cor para cada ramo principal, o cérebro terá uma melhor associação;

EX:


Nenhum comentário:

Postar um comentário